Uma das coisas mais legais sobre o servidor de Minecraft é a possibilidade de otimizá-lo para além do que o Vanilla Minecraft pode oferecer. Uma das melhores formas de fazer isso é usando plugins. A lógica é que os plugins só precisam ser instalados no servidor, enquanto os mods precisam ser instalados no servidor e no cliente Minecraft.

Como instalar plugins automaticamente?

Configure o seu servidor e escolha o Minecraft Java Edition. Depois, clique no botão gerenciar (Manage) da instância do seu servidor:

Selecione configuração (Configuration):

Depois, escolha as configurações do servidor (Server settings), a opção que você procura é o tipo de servidor (Server type), lá você poderá escolher uma variedade de tipos de servidores personalizados:

Para instalar os plugins, será necessário escolher um dos seguintes tipos de servidores:

Tipo de Servidor

Recursos

CraftBukkit

Servidor vanilla Minecraft modificado com a API Bukkit nativa. O Bukkit é a API (Interface de Programação de Aplicações) que os plugins Bukkit usam para interagir com o servidor

Spigot

Servidor Minecraft modificado baseado no CraftBukkit que oferece otimizações de desempenho adicionais which provides additional performance optimizations,opções de configuração, e recursos, enquanto compatível com todos os plugins existentes e consistente com a mecânica de jogo do Vanilla Minecraft

PaperMC*

O fork de altíssima qualidade do Servidor Spigot Minecraft visa corrigir a jogabilidade e as inconsistências mecânicas, além de melhorar o desempenho. O paper contém inúmeros recursos, correção de erros, proteção contra exploits, e principais melhorias no desempenho, coisas que não encontramos no Spigot

* Recomendado por usuários que querem alcançar o melhor desempenho possível com o seu plano atual sem sacrificar os recursos ou funcionalidades do servidor

Ao especificar o tipo de servidor que deseja, clique em Download / Update (atualizar) para iniciar o download:

Concluído o download, o seu servidor estará preparado para fazer instalações de plugins. Volte à seção da sua instância (Instance) e selecione Plugins:

Depois, basta selecionar um plugin e clicar em instalar (Install):

Caso você não tem certeza do plugin ou queira saber mais sobre ele, clique no botão discussão (Discussion):

Depois de instalar os plugins, é preciso iniciar o servidor para carregá-los durante a configuração:

Como instalar plugins manualmente?

Se você não encontrar o plugin desejado na lista, é possível instalá-lo manualmente.

O primeiro passo é baixar o plugin original da página oficial do plugin, o arquivo do plugin precisa estar em formato .jar. Feito isso, abra o gerenciador de arquivos (File Manager):

Procure a pasta plugins e dê dois cliques para abri-la:

Por fim, use o método arrastar e soltar para carregar o plugin do seu computador para a instância do seu servidor. Certifique-se de que você está fazendo o upload do plugin para a pasta Plugins. Após carregar o plugin, você poderá reiniciar o seu servidor 😊

Vale lembrar que seja qual for o método usado para instalar os plugins, todos ficarão armazenados na pasta Plugins junto com as suas configurações.

Como conferir se os plugins estão funcionando?

Depois de reiniciar o seu servidor, abra o console do seu servidor (Server console):

E digite plugins:

Será exibida uma lista de plugins que estão sendo executados no seu servidor:

Esse comando também funciona quando conectado no servidor, porém, é preciso usar uma barra antes do comando durante o jogo. O comando fica mais ou menos assim no jogo: /plugins

Plugins recomendados

  • AuthMeReloaded - Esse plugin só é necessário se você for jogar no modo Offline, ele também evita que o nome de usuário seja roubado no seu servidor.

  • ViaVersion - Permite que os usuários de versões mais antigas do Minecraft entrem no seu servidor.

  • WorldEdit - O plugin WorldEdit é o mais usado por 10 anos e é essencial para construir projetos grandes e economizar tempo.

  • AntiCheatReloaded - Ajuda os administradores do servidor a impedirem o uso de clientes hackeados e robôs de spam. Esse plugin analisa o comportamento dos jogadores e impede ações maliciosas no jogo.

  • Set Homes - Hoje em dia, ninguém mais imagina um servidor de Minecraft sem poder construir sua casa e teletransportá-la usando o comando /home.

Encontrou sua resposta?