Este artigo foi produzido para uma nova interface, portanto, pode levar algum tempo até que ela seja exibida na sua conta.


Onde posso verificar o Histórico de Utilização do VPS?

É possível encontrar o seu Histórico de Utilização do VPS com facilidade, basta abrir a seção Servidorese escolher o servidor:

Ao abrir a página de Uso do Servidor:

Logo na parte superior da página, você verá opções de período: últimas 24 horas, última semana, mês passado ou ano passado, você pode selecionar o período que desejar:

Abaixo do período vários gráficos com as principais métricas para o seu plano serão exibidos. Vale lembrar que os gráficos utilizam fuso horário GMT+0. Vamos dar uma olhada nos principais detalhes dos gráficos.

Tráfego de saída

Tráfego de saída se refere às conexões que estão saindo do servidor em direção a um local externo:

Tráfego de entrada

Tráfego de entrada se refere às conexões externas que o servidor está recebendo:

Uso de RAM

O uso de RAM exibe a quantidade de memória que é utilizada pelos processos de seu servidor:

OBSERVAÇÃO:

Número de processos

Exibe o número total de todos os processos em execução no seu servidor:

Recomendamos manter o número de processos reduzido, caso queira encerrar algum processo, consulte este tutorial: Comando Kill: Como Matar Processos no Linux.

Espaço em disco

O espaço em disco mostra os dados que o disco de seu servidor está armazenando:

Caso o seu espaço em disco esteja próximo de seu limite máximo de armazenamento, você pode ativar o limite de disco e limitar a quantidade de espaço que seus arquivos ocupam 😊

Inodes

Os inodes mostram itens que correspondem ao número de arquivos e pastas que você tem em seu servidor:

Manter o número de inodes sempre baixo é essencial. Arquivos inutilizados podem exceder a capacidade de armazenamento do seu disco muito rápido (por exemplo, arquivos de log que são gerados regularmente).

Média de carregamento

A média de carregamento exibe o carregamento médio do sistema em um servidor durante seu período definido:

Utilização de CPU

O uso de CPU mostra quanto em % foi usado pelo servidor:

OBSERVAÇÃO:

  • Ter este limite excedido ocasionalmente é completamente normal, pois ele pode aumentar quando você instala aplicações de recursos pesados. Também pode aumentar quando seu VPS estiver processando muitos dados

Como reduzir o Histórico de Utilização?

O alto consumo de recursos, geralmente, se resume a uma falta de otimização do site. Isto pode ser resolvido com facilidade, basta conferir os seguintes pontos:

A distância física entre você e o servidor

Quanto maior for a distância entre você e o servidor — onde o site é hospedado — maior será o tempo de resposta do seu site. Para resolver isto, recomendamos a criação de um CDN para seu site. Ele funciona mantendo várias cópias dos dados de seu site em servidores proxy no mundo todo, o que melhora a velocidade de carregamento do site para os visitantes, independentemente de sua localização física.

Mas se, por exemplo, você e seu público-alvo forem dos EUA, e você escolheu um servidor na Ásia, o CDN pode não resolver o problema. Por isso, se este for o seu caso, entre em contato com nossa equipe de Sucesso do Cliente e transferiremos sua hospedagem para um local mais próximo 😊

Má otimização das consultas de banco de dados

Quando se trata de otimização de consultas, otimizar a forma como as consultas são feitas, buscando apenas os dados essenciais, ou limitar os resultados da consulta, é o melhor caminho a ser seguido. Há ferramentas que ajudam neste assunto, como o EverSQL, e também os fóruns de ajuda. Confira este tópico explicativo sobre o assunto (em inglês).

Encontrou sua resposta?