O cPanel é um dos painéis de controle mais populares para hospedagem de sites, aqui na Hostinger oferecemos uma variedade de planos com cPanel. Se você precisa de mais liberdade e os nossos planos hPanel já não te atendem mais, talvez adquirir um plano VPS cPanel/WHM seja uma boa pedida! Neste artigo você vai aprender como migrar seu site do hPanel para o cPanel.

1º passo - Fazer o download do seu site no hPanel

Antes de migrar do hPanel para o cPanel, a primeira coisa a ser feita é baixar um backup do seu site. Recomendamos usar a seção de Backups (é o jeito mais fácil).

OBSERVAÇÃO:

  • Se o seu site usa um banco de dados (necessário para que os CMS mais populares funcionem corretamente, como WordPress, Joomla, OpenCart), não esqueça de baixar o backup do banco também.

Você também pode fazer o download do seu site usando essas opções:

2º Passo - Importar os dados do site para a VPS cPanel/WHM

Agora que o seu template da VPS cPanel/WHM já está ativado, é hora de fazer o upload dos dados do seu site.

Fazendo o upload dos arquivos

Faça o login no seu cPanel/WHM e abra o Assistente de Configuração. Se você ainda não é familiarizado com essa ferramenta, a leitura deste artigo pode te ajudar: Como configurar cPanel/WHM em uma VPS. Depois de ter configurado seu cPanel/WHM, clique em Criar uma nova conta e insira as informações do seu site.

Depois, vá até a seção Arquivos, selecione o Gerenciador de Arquivos e faça o upload do seu backup para a pasta public_html.

Fazendo o upload do banco de dados

Crie um novo banco de dados enquanto os arquivos são carregados (ou após a conclusão do processo). Em seguida, abra-o usando o phpMyAdmin e importe o backup do seu banco de dados.

Combinando as credenciais do banco de dados

O último passo é inserir os novos parâmetros do banco de dados no arquivo de configuração do seu site. Você pode fazer isso com o Gerenciador de Arquivos do cPanel ou depois de se conectar à uma conta FTP.

Prontinho, os dados do seu site foram movidos para a VPS com sucesso!

3º Passo - Apontar domínio

Depois de tudo configurado, é hora de apontar o seu domínio para a VPS. Lembre-se de que toda alteração nos registros DNS dá início ao processo de propagação, que pode levar até 24 horas para ser concluído.

OBSERVAÇÕES:

Encontrou sua resposta?