GTmetrix Grade (nota)

A seção "GTmetrix Grade" indica a pontuação total do seu site, incluindo dados de quão rápido e quão bem construído ele é.

Busque alcançar a pontuação A ou B:

O processo para melhorar sua nota ou pontuação pode ser feito ao eliminar os principais problemas listados nas seções abaixo. É importante notar que:

  • Se o seu site carrega rápido, não significa que ele está automaticamente otimizaso. Você pode fazê-lo carregar de forma ainda mais rápida (tornando-o ainda mais atrativo em termos de SEO) com a otimização.

  • Se o seu site está otimizado, não significa que ele irá automaticamente carregar rrápido. Há outras questões que podem afetar a velocidade do site, então lembre-se de verificar todas elas. De todo modo, a otimização é essencial se você quer que seu site carregue rapidamente.

GTmetrix Summary (resumo)

Logo abaixo da pontuação, você verá a opção de velocidade de visualização (Speed Visualization). Essa seção indica o tempo de carregamento de todos os elementos do seu site, informando a partir de qual momento do acesso seus visitantes conseguem interagir com seu site. A opção "fully loaded time" indica o tempo para o carregamento completo do site.

O que é TTFB?

É relevante notar que uma das métricas mais importantes do site é o TTFB, que pode ser classificado em duas categorias:

TTFB

Classificação

<100ms

Perfeito

100ms-300ms

Ótimo

300ms-500ms

Aceitável

>500ms

Ruim

TTFB (Time To First Byte em inglês, e em português, "tempo do primeiro byte") não indica apenas o tempo que o servidor leva para responder às solicitações, mas indica também a soma da Duração do Redirecionamento + Duração da Conexão + Duração do Backend (Redirect Duration + Connection Duration + Backend Duration). Todo esse processo depende de múltiplos fatores, como as velocidades das redes de transferência de dados, latência, eficiência do código de construção do site, e desempenho do servidor.

Como reduzir o TTFB?

  • Otimizando seu site (seguindo as recomendações do GTmetrix)

  • Encontrando um tema mais otimizado

  • Cuidadosamente selecionando um plugin de otimização (por exemplo, para o WordPress, nós recomendamos o WP-Optimize)

  • Fazendo um upgrade do seu plano de hospedagem, caso esteja próximo ou já atingindo os limites do plano atual.

Se você fez todos esses passos e o TTFB ainda está alto, entre em contato com nosso time de Sucesso do Cliente e veremos o que pode ser feito 😊

Principais problemas

Outra seção com informações importantíssimas é a seção de Top Issues, que pode ser encontrada no meio da página do relatório:

Sempre priorize os problemas indicados pelo impacto Alto e Médio (High e Medium) já que eles terão o maior efeito sobre o aumento de desempenho do seu site.

Você verá uma lista detalhada dos problemas na aba de Performance.

Detalhes da Página

Por fim, temos as seções de fully loaded page time (tempo de carregamento completo da página) e total page size (tamanho total da página), que podem ser encontradas ao final da página do relatório:

O Google recomenda que o tempo de carregamento fique abaixo de 2000ms (2 segundos). Já o tamanho ou peso da página (quanto menor, melhor), é recomendado que esteja abaixo de 2MB.

OBSERVAÇÕES:

Encontrou sua resposta?