O que é um registro PTR?

Um pointer (PTR) record (registro de apontamento) é um tipo de registro DNS que mapeia um endereço de IP levando a um domínio ou hostname, diferente de um registro tipo A, que aponta um nome de domínio a um endereço de IP.

Isso significa que um registro tipo A ajuda seu computador a entender que, quando estiver acessando google.com, você deve ser redirecionado para 8.8.8.8. Um registro PTR, por outro lado, ajuda o dispositivo a entender que 185.185.185.185 deve redirecionar para dominio.com (sendo que 185.185.185.185 é o IP da hospedagem e domínio.com é o nome do site).

Como adicionar um registro PTR?

Diferentemente de um registro tipo A, o registro PTR deve ser criado a partir do seu lado do servidor. Na Hostinger, você pode criar um registro PTR na seção de Gerenciamento do Servidor no painel da sua VPS. Todas as alterações de registros DNS dão início a um processo de propagação, que pode levar até 24 horas para ser concluído.

Quais os requisitos para configurar um registro PTR?

Um endereço de IP dedicado é uma obrigatoriedade para criação de um registro PTR, tratando-se, portanto, de um processo exclusivo para VPS. Um guia completo sobre Registros PTR pode ser encontrado neste tutorial.

Você só pode configurar o DNS reverso em seu IP quando o domínio em questão estiver apontando para o IP específico.

Então se você possui uma VPS (185.185.185.185) e um domínio (dominio.com), o processo deve ser o seguinte:

  1. Aponte o domínio para a sua VPS pelo registro A

  2. Aguarde a propagação ser concluída

  3. Crie um registro PTR record na sua VPS

Se você tentar criar um PTR antes do domínio estar completamente apontando para a VPS, o processo apresentará um erro:

Record domain.tld IN A 185.185.185.185 not exist. If you have added the DNS record recently, allow a few hours for DNS to propagate.

OBSERVAÇÕES:

Encontrou sua resposta?