O que é um registro PTR?

Um registro PTR ou DNS reverso, é um tipo de registro DNS que mapeia um endereço de IP levando a um domínio ou hostname, diferente de um registro tipo A, que aponta um nome de domínio a um endereço de IP.

Isso significa que um registro tipo A ajuda seu computador a entender que, quando estiver acessando o google.com, você deve ser redirecionado para 8.8.8.8. Um registro PTR, por outro lado, ajuda o dispositivo a entender que 185.185.185.185 deve redirecionar para dominio.com (sendo que 185.185.185.185 é o IP da hospedagem e domínio.com é o nome do site).

Como adicionar um registro PTR?

Diferentemente de um registro tipo A, o registro PTR deve ser criado a partir do seu servidor. Na Hostinger, você pode criar um registro PTR na seção Servidores, como mostra a imagem abaixo:

Depois, abra a página de Configurações:

Nesta mesma página, defina os registros PTR:

Também é possível excluir e adicionar novos registros, se necessário:

Todas as alterações de registros DNS dão início a um processo de propagação, que pode levar até 24 horas para ser concluído.

Quais os requisitos para configurar um registro PTR?

Um endereço de IP dedicado é uma obrigatoriedade para a criação de um registro PTR, tratando-se, portanto, de um processo exclusivo para VPS. Um guia completo sobre Registros PTR pode ser encontrado neste tutorial.

Você só pode configurar o DNS reverso em seu IP quando o domínio em questão estiver apontando para o IP específico.

Então, se você possui um VPS (185.185.185.185) e um domínio (dominio.com), o processo deve ser o seguinte:

  1. Aponte o domínio para o seu VPS pelo registro A

  2. Aguarde a propagação ser concluída

  3. Crie um registro PTR no seu VPS

Se você tentar criar um PTR antes do domínio estar apontando completamente para o VPS, o processo apresentará o seguinte erro:

Record domain.tld IN A 185.185.185.185 not exist. If you have added the DNS record recently, allow a few hours for DNS to propagate.

OBSERVAÇÕES:

Encontrou sua resposta?