No momento, a Hostinger possui um gerenciador de arquivos padrão e uma versão beta do novo gerenciador de arquivos. Essa nova versão foi criada com amplas funcionalidades e possui maior estabilidade, então recomendamos que você utilize a mesma e, se puder, compartilhe seu feedback com a gente 😉

Gerenciador de Arquivos (beta)

O novo gerenciador de arquivos pode ser acessado no painel de hospedagem. Para isso, abra o menu de Hospedagem → Gerenciar → Gerenciador de Arquivos (beta):

Nele há várias seções:

1 - Menu lateral

Nele você vai encontrar:

  • Arquivos - esse botão te redireciona para a pasta raiz do Gerenciador de Arquivos.

  • Nova pasta - botão para criar uma nova pasta no diretório atual.

  • Novo arquivo - botão para criar um novo arquivo no diretório atual.

  • Lixeira - para onde vão todos os arquivos e pastas que você decidir deletar.

  • Configurações- no momento, a seção de configurações te permite definir o idioma do Gerenciador de Arquivos.

2 - Área de gerenciamento dos arquivos

Essa é a área principal para gerenciar seus arquivos. É nesta seção que você verá suas pastas e arquivos, podendo navegar pelos diretórios.

Ao clicar em uma pasta ou arquivo com o botão direito do mouse, você verá um menu com diversos recursos:

  1. Informações - exibe as informações sobre o arquivo ou pasta, como quando foi criado, quando foi modificado pela última vez, e o tamanho. Também mostra o número de inodes do diretório (quantidade de pastas e arquivos dentro dele).

  2. Renomear - botão para dar novo nome a um arquivo ou pasta.

  3. Copiar arquivo - copia o arquivo ou pasta para outro local do gerenciador.

  4. Mover arquivo - move o arquivo ou pasta para outro local do gerenciador.

  5. Permissões - botão que configura as permissões para o item selecionado.

  6. Arquivar - cria um arquivo com nome e formato que você desejar, a partir do arquivo/pasta selecionado. Atualmente, os formatos disponíveis são: .zip, .tar, .tar.gz, .tar.bz2, .tar.xz, .tar.lz4, .tar.sz.

  7. Baixar - faz o download dos arquivos e pastas selecionados. O número exibido ao lado do botão mostra quantos itens estão selecionados no momento.

  8. Deletar- deleta as pastas e arquivos selecionados. Por padrão, a lixeira é pulada e os itens selecionados são deletados imediata e permanentemente.

NOTA: Se, caso contrário, você desejar mover os arquivos para a Lixeira, basta desabilitar a caixa de seleção que for exibida antes de deletar:

3 - Menu superior

You will see more buttons as soon as you click on any folder of file:

  1. Renomear - botão para dar novo nome a um arquivo ou pasta.

  2. Copiar - copia o arquivo ou pasta para outro local do gerenciador.

  3. Mover - move o arquivo ou pasta para outro local do gerenciador.

  4. Permissões - botão que configura as permissões para o item selecionado.

  5. Arquivar - cria um arquivo com nome e formato que você desejar, a partir do arquivo/pasta selecionado. Atualmente, os formatos disponíveis são: .zip, .tar, .tar.gz, .tar.bz2, .tar.xz, .tar.lz4, .tar.sz.

  6. Deletar- deleta as pastas e arquivos selecionados.

  7. Alterar Visualização - esse botão permite que você altere a visualização do gerenciador de arquivos de lista para mosaico, e vice-versa.

  8. Baixar - faz o download dos arquivos e pastas selecionados. O número exibido ao lado do botão mostra quantos itens estão selecionados no momento.

  9. Enviar - botão para que você faça o upload de arquivos ou pastas no diretório atual. Você também pode fazer isso arrastando um arquivo ou pasta do seu computador e soltando-o na área de gerenciamento dos arquivos.

  10. Calcular tamanho do diretório - este botão calcula e exibe o tamanho e a quantidade de inodes das pastas dentro do diretório atual.

  11. Informações - exibe as informações sobre o arquivo ou pasta, como quando foi criado, quando foi modificado pela última vez, e o tamanho. Também mostra o número de inodes do diretório (quantidade de pastas e arquivos dentro dele).

  12. Selecionar múltiplos - permite selecionar vários arquivos e pastas ao mesmo tempo, para que uma ação seja aplicada em massa depois. Você também pode fazer isso clicando na tecla CTRL (ou chave de comando num computador Mac) enquanto clica nos itens para selecioná-los.

NOTA: Se você selecionar um item arquivado, um novo elemento será exibido no menu superior, trata-se do botão de:

  • Desarquivar - que serve para desarquivar a pasta ou arquivo em um diretório diferente (antes de prosseguir, uma janela será exibida e você poderá digitar qual o nome da pasta na qual deseja desarquivar o item)

Gerenciador de Arquivos Padrão

O gerenciador de arquivos antigo pode ser acessado no painel de hospedagem. Para isso, abra o menu de Hospedagem → Gerenciar → Gerenciador de Arquivos:

Botões da barra superior do

Quando você abre o Gerenciador de Arquivos, logo vê uma variedade de botões disponíveis:

  1. Novo Arquivo – botão para criar um novo arquivo no diretório atual.

  2. Nova Pasta – botão para criar uma nova pasta no diretório atual

  3. Pesquisar – o botão te permite encontrar uma pasta ou um arquivo específico

  4. Enviar – ao clicar nesse botão, uma nova janela será aberta, permitindo que você selecione um arquivo ou pasta para fazer o upload (de até 256 MB)

  5. Recarregar – atualiza o diretório no qual você está trabalhando (esse botão é utilizado quando você faz o upload de arquivos ou alguma alteração via FTP enquanto estava com o Gerenciador de Arquivos aberto, assim te permite ver as mudanças)

  6. Alterar Visualização – altera a exibição dos arquivos e pastas, permitindo as opções de lista ou ícones.

  7. Idioma – altera o idioma do Gerenciador de Arquivos. Além do inglês, que é a língua padrão, há muitas opções, como português, chinês, espanhol, francês, alemão, russo...

  8. Sair – faz o logout da sua conta do gerenciador de arquivos.

Menu de Contexto

Os elementos desse menu são ativados quando um arquivo é selecionado (as mesas opções também são exibidas quando você clica com o botão direito no mouse sobre um arquivo ou pasta):

Vamos ver o que cada uma dessas funções faz:

  1. Abrir – abre o arquivo ou pasta selecionada.

  2. Baixar – faz o download to arquivo selecionado (de até 256 MB)

  3. Renomear – permite que um novo nome seja dado à pasta ou ao arquivo selecionado. Se você for renomear um arquivo, lembre-se de não remover a extensão do nome do item (por exemplo, renomear file.php para file) - já que isso pode torná-lo indisponível, impossibilitando seu acesso/exibição no site.

  4. Mover – move o arquivo ou a pasta para outro local do gerenciador. Para escolher o novo diretório para onde os itens devem ser movidos, basta clicar em alterar:

NOTAS:

  • Garanta que seus arquivos e pastas estejam localizados em algum lugar dentro da pasta public_html, pois ela é a pasta raiz do seu site. Dessa forma o conteúdo do seu site será sempre exibido corretamente 😊

  • Se você deseja mover os arquivos do seu site de um domínio para outro, veja este artigo: Como mover o conteúdo de um site para outro domínio?

5. Copiar – permite duplicar um arquivo ou uma pasta no mesmo local ou em um diretório diferente. O processo é similar ao de mover (mas ao copiar, o arquivo se mantém no seu local de origem e uma cópia é feita no outro local)

6. Editar – selecione para editar o texto de um arquivo.

7. Permissões – especifica os níveis de autorização para ler, escrever ou executar ações em arquivos e pastas.

8. Comprimir – oferece a possibilidade de comprimir uma pasta ou arquivo num formato de compressão (o tamanho total comprimido deve ser de até 256 MB)

Você pode escolher a opção que preferir dentre estes formatos:

NOTA:

  • Se a compressão de arquivos pelo Gerenciador de Arquivos não funcionar, ou se você deseja comprimir arquivos/pastas maiores, você pode facilmente fazer isso via SSH.

9. Extrair - essa opção só é exibida quando um arquivo compactado é selecionado. Ela permite que você extraia um arquivo comprimido para o diretório que desejar:

NOTAS:

  • Se a pasta específica não existir, será criada automaticamente.

  • Você pode extrair arquivos de até 256 MB, se o arquivo em questão for maior do que isso, você pode fazer a extração dele via SSH.

10. Deletar – exclui permanentemente a pasta ou arquivo selecionado.

NOTAS:

  • Como a pasta public_html é sua pasta raiz, não delete ela, assim você garante que seu site não vai sair do ar.

  • A ação de deletar é irreversível, então caso você exclua um arquivo ou pasta acidentalmente, você pode restaurá-los através de um backup.

Isso é tudo! Agora você já sabe como gerenciar seus arquivos na Hostinger 😊

OBSERVAÇÕES:

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