Introdução

CyberPanel é o painel de controle da próxima geração para hospedagens distruibuido pela OpenLiteSpeed/LiteSpeed. Construído para velocidade, segurança e confiabilidade, CyberPanel vem automaticamente construido com suporte para DNS, FTP, Banco de Dados, Email, Gerenciador de Arquivos, SSL automático, e muitos outros recursos, e é tudo de graça.

Migrar um site WordPress de um servidor de hospedagem para outro é similar com o processo de mover um móvel de uma casa para outra.

Primeiro você precisa proteger seu móvel de uma forma que o mantenha protegido para não perder nem mesmo as pequenas partes como pregos e parafusos. Então você precisa escolher um modo de transporte que não vá arranhar seu móvel. E finalmente, você precisa carregar seu móvel para a nova casa e ajeita-lo de uma forma que te agrade.

De forma similar, para seu site WordPress, você precisa protege-lo com um backup completo, copia-lo com segurança de um servidor para o outro, e finalmente carregar no novo painel de controle e configura-lo.

No guia a seguir, faremos a migração de um site WordPress para o CyberPanel.


Documentação do CyberPanel: https://cyberpanel.net/docs/

Obtendo os dados para migração do seu hPanel

O hPanel pode oferecer dois modos de obter os dados do seu site.

a) Baixando os dados do site pela sessão de backups da Hostinger

Faça login seu hPanel. Na aba Hospedagem, navegue até Arquivos -> Backup. Você verá uma lista dos backups recentes que está listado por tipo e data. Procure pelos ultimos backups MySQL e backups do site e clique em Preparar Backup.

Se não tiver nenhum, desça a página para encontrar o botão de "Gerar backup". Assim que um backup é gerado, clique em Preparar Backup. Após alguns segundos, vai se tornar um botão de "Download". Deixe como está já que você só vai precisar do link de download mais a frente.

b) Baixando os dados do site via FTP e phpMyAdmin

Iremos usar o FileZilla (Cliente de FTP) nesse exemplo. Assim que você baixar e instalar ele no seu computador, siga os passos abaixo:

Acesse Contas FTP no seu hPanel para encontrar as credenciais que precisa para a configuração do FileZilla. Se esqueceu ou não configurou a senha, clique em Trocar senha para trocar.

Vá até File -> Site Manager -> New Site. Preencha o hostname, username (usuário), e o campo password (senha) usando as informações que coletamos anteriormente mas não troque mais nada. Assim que concluir, clique em Connect (conectar).

Assim que conectar com sucesso, você pode clicar com o direito no seu site para baixar.

Enquanto você espera os arquivos do seu WordPress baixarem, vamos continuar com o download do seu banco de dados pelo phpMyAdmin. Além disso, o FileZilla te notifica quando a transferência finalizar, não se preocupe.

Fazer o download do seu banco de dados WordPress pode ser feito rapidamente seguindo esses passos abaixo:

Vá até a sessão Banco de dados no seu hPanel e procure por phpMyAdmin. Abaixo da lista dos banco de dados, clique em Acessar phpMyAdmin no banco que pertence ao seu site.

Clique em Exportar e exporte o banco no formato SQL.

E é isso. Agora você tem o backup completo do seu WordPress e pode restaurar quando quiser.

Importando os dados do site para o CyberPanel

Como mencionamos mais cedo, precisamos escolher o tipo de transporte que vai levar os móveis (arquivos e banco de dados) da nossa antiga casa (servidor) para a nova.

Aqui estão algumas formas que os dados podem ser transferidos:

Usando wget pelo SSH no servidor de destino. Usando o comando SCP do SSH no servidor de destino. Usando FTP para baixar os arquivos para o computador e então subir eles no servidor de destino. Nós vamos estar usando wget do SSH no servidor de destino para mover os arquivos!

Antes de começarmos a migração precisamos preparar a nova casa no servidor de destino CyberPanel.

Create a New Website

Acesse sua VPS CyberPanel. Você pode encontrar os dados de acesso na sessão de Servidores VPS da Hostinger.

Ao logar no seu CyberPanel, navegue até a sessão Websites e clique no botão Create Website.

Entre com os detalhes do site: Select Package, Select Owner, preencha o Domain Name, entre com o Email, e selecione PHP. NÃO clique em SSL no momento como seu DNS não está configurado para o seu CyberPanel. Faremos isso depois.

Transferir os Arquivos

No servidor CyberPanel, faça login no SSH. Vá até o caminho onde seu site foi criado usando o comando:

cd /home/seusite/public_html

Usando o comando wget baixe os arquivos de backup do site:

wget http://www.seudominio.com/seuarquivotar.tar

Se você escolheu o backup do hPanel como forma de download, você precisa clicar com o direito no botão de Download e copiar o link para o comando wget (o link vai ser por exemplo assim http://srv304.main-hosting.eu:8080/download-backup/5659372768c74b1f92c8a1f51b3c79dc9267af2f/u303550680.gz )

O arquivo agora será baixado para o seu servidor. Assim que a transferência for concluida, use o comando a seguir para extrair seus arquivos na pasta de destino (O caminho do CyberPanel para as contas é /home/seusite/public_html/.):

tar xvf seu_arquivo_tar.tar

Se você fez login no SSH como root ou usuário super verá que precisa trocar as permissões de arquivos. O CyberPanel possui uma forma facil de fazer pelo gerenciador de arquivos:

Abra o Gerenciador de Arquivos do seu site no CyberPanel, navegue até a public_html, e você encontrará a pasta contendo todos os arquivos extraídos. Clique na pasta. Você encotrará ela vazia pois você fez tudo pela linha de comando (usuário root). Clique em "Fix Permissions" na parte superior direita do gerenciador de arquivos, e os arquivos vão aparecer.

Clique em Select All, e mova todos os arquivos e pastas para a sua public_html diretamente, então eles estarão disponiveis na raiz do domínio e não em sub-pasta.

Create a new Database

Primeiro precisamos criar o banco de dados no CyberPanel. Para fazer isso, clique em Database no painel da esquerda, e então em Create.

Selecione o site que acabou de criar, escolha o nome do banco, usuário e senha.

Nota: Lembre o nome completo do banco, usuário e senha. Precisará desses dados depois.

Clique em Create Database.

Importando o banco de dados

Agora para importar o banco de dados que extraímos antes, clique novamente em Database no painel da esquerda do CyberPanel, então selecione phpMyAdmin. Você será levado ao SQL do phpMyAdmin, onde você vai entrar com o usuário e senha que criou anteriormente.


Assim que acessar o phpMyAdmin, clique no botão de Import e suba o banco de dados (arquivo .sql) que você exportou do servidor antigo. Assim que concluir a importação, você verá isso:

Se recebeu algum erro, é porque provavelmente o arquivo é muito grande. Então você pode ter que importar diretamente por SSH.

Agora que você já migrou os arquivos e banco de dados e tudo parece pronto. O ultimo passo é configurar o nome do banco e senha no wp-config.php.

Vá até o gerenciador de arquivos (ou FTP ouSSH), public_html, clica com o direito no wp-config.php, edit, e então digite os novos parametros para: DB_NAME, DB_USER, DB_PASSWORD

Save and you are almost done!

Pointing domain name to CyberPanel VPS

O jeito mais facil é apontando seu domínio pelo registro A (metodo 1). Ou também, você pode apontar seu domínio para a VPS usando nameservers privados (Metodo 2). Você pode encontrar mais informações relevantes aqui: https://www.hostinger.com.br/tutoriais/apontar-dominio-para-vps


Emails

Conseguindo uma classificação de email 10/10 no CyberPanel

Para conseguir essa pontiação perfeita e enviar emails com sucesso para todas as caoxas de email, as seguintes entradas DNS devem ser adicionadas:

SPF

Se o IP da sua VPS é 127.0.0.1, então o registro seria assim:

v=spf1 a mx ip4:127.0.0.1 ~all

DKIM

A chave DKIM pode ser obtida indo em CyberPanel >> Email >> sessão DKIM manager.

Você precisa criar um novo registro TXT com o nome default._domainkey.seudominio.com com o valor do DKIM manager:

the final result should look similar in your DNS zone:

rDNS

Navegue até o seu painel da Hostinger >> Servidores e desça até encontrara sessão do IP Reverso. Entre com o seu nome do domínio principal nos campos de IP Reverso.

Nota: O domínio precisa estar apontando para o CyberPanel VPS antes de ativar o rDNS.

Encontrou sua resposta?