Todo serviço de e-mail - incluindo o que você está utilizando e também o que o seu destinatário utiliza - faz uma verificação de conteúdo e faz uso de dezenas de outros parâmetros de segurança para garantir que o e-mail não seja problemático e de fato seja uma mensagem válida para ser entregue.

Felizmente temos algumas dicas que podem aumentar significativamente a reputação do seu domínio nos servidores de e-mail e assim garantir que suas mensagens sejam sempre entregues o mais rápido possível.

Passo 1 - Adicionando registros DNS responsáveis pelo e-mail

Além dos registros MX, que são obrigatórios para que seu e-mail funcione, há ainda 2 tipos adicionais de registros DNS que são essenciais para a entrega de seus e-mails: o SPF e o DKIM.

Se você está utilizando os Servidores DNS (nameservers) da Hostinger, para configurar os registros SPF e DKIM você só precisa acessar seu painel de e-mails, selecionar o nome do seu domínio e localizar a seção de distribuição de e-mail no menu lateral. Então clique na opção de Configurar todos para o padrão:

Se seu domínio estiver apontando para outro servidor DNS pelos nameservers, mas você está usando o serviço de e-mails da Hostinger, poderá encontrar todos os registros necessários nessa mesma página, na seção Gerenciar Distribuição de E-mails, ou nesses artigos:

Os registros devem ser configurados a partir do seu provedor, aquele para o qual seus servidores DNS (nameservers) estão apontando.

OBSERVAÇÕES:

  • Qualquer alteração na Zona DNS de um domínio pode levara até 24 horas para propagar completamente.

Passo 2 - Melhorando o assunto dos e-mails

Uma das coisas mais importantes que afeta a entrega de seus e-mails é o que você coloca como assunto da sua mensagem. É ideal evitar a utilização desses termos nos assuntos dos seus e-mails:

  • Palavras com erros de digitação

  • As palavras "teste", "checar", "verificação" e semelhantes

  • Frases como "abra este e-mail", "leia este e-mail", "URGENTE" ou similares

  • Um conjunto aleatório de letras ou números

Recomendações adicionais para o assunto dos seus e-mails:

  • É melhor não escrever o tópico inteiro EM LETRAS MAIÚSCULAS

  • O assunto da mensagem deve corresponder ao texto da mensagem

  • Não tente inserir a mensagem toda no assunto - ele deve ser curto (mas não só uma palavra, como "Olá"). Além disso, não deixe o assunto em branco!

  • Não utilize caracteres especiais (como %, < >, ^)

  • Não adicione "Re:" para responder a uma mensagem

Resumindo:

  • Exemplos de assuntos ruins: "LEIA", "siknvdjhvbls", "Re:"

  • Exemplos de assuntos bons: "Informação sobre seu pedido de azuleijos", "Exibição de orquídeas nesta sexta-feira"

Estas dicas te ajudarão a criar um assunto para seu e-mail que será visto de forma positiva e bem aceito não só pelos servidores de e-mail, mas também pelos seus destinatários. 😊

Passo 3 - Testando o nível de SPAM com o Mail Tester

Diferentes serviços de e-mail possuem diferentes algoritmos, mas o Mail Tester cobre todas as principais questões comuns a todos os servidores. Então depois da propagação dos seus registros DNS, e depois de você ter melhorado o assunto dos seus e-mails, é hora de verificá-los com o MailTester. Tudo que você precisa fazer é:

  1. Enviar uma mensagem (exatamente a mesma que você enviaria a um cliente ou outro destinatário) para o endereço de e-mail que aparecerá na tela

  2. Seguir as recomendações

Isso é tudo! Se você seguir esses passos simples, fará com que seus e-mails estejam perfeitos, assim garantindo a entrega deles 💪

Encontrou sua resposta?