O acesso SSH está disponível para todos os planos de hospedagem cPanel. Você pode se conectar via SSH com as etapas simples abaixo:

Etapa 1 - Ativando o Acesso Shell

Se você possui um de nossos Planos de Hospedagem Compartilhada cPanel ou deseja ativar o SSH para a conta principal de seu Plano de Revenda cPanel, basta acessar sua conta em Hospedagem Gerenciar:

Procure o acesso SSH e clique em Ativar:

Se você tiver um Plano de revendedor e precisa habilitar essa função para seus clientes, entre em contato com nossa equipe de sucesso do cliente e nós o habilitaremos para você 🚀

Etapa 2 - Gerando chaves SSH

Dentro do seu cPanel, pesquise por acesso SSH na seção de Segurança:

Uma vez lá, selecione Gerenciar chaves SSH para criar um novo par de chaves ou gerenciar as existentes:

Se você estiver configurando o acesso SSH pela primeira vez - clique no botão Gerar uma Nova Chave, então cPanel será capaz de criar um par de chaves públicas e privadas:

Ao gerar uma chave pública, recomendamos não alterar o nome da chave, o tipo e o tamanho da chave, portanto, você só precisa preencher a senha desejada para o par de chaves:

NOTA:

  • A senha que você definiu para sua chave pública não precisa ser igual à sua senha de login do cPanel.

Então, precisamos apenas autorizar a Chave Pública criada. Para isso, clique em Gerenciar:

E autorizar:

Etapa 3 - Baixe a chave privada

Agora você precisa baixar a chave privada para o seu computador para que possa carregá-la no software desejado que você usará para acessar o SSH.

Para isso, volte para a seção Acesso SSH, clique em Exibir/Download que está localizado na seção Chaves Privadas:

Se você estiver usando um sistema Linux, as chaves estão prontas para serem instaladas, então você só precisa clicar em Baixar chave:

Se você estiver usando o software Windows e/ou Putty, precisamos converter a chave para o formato PPK. Para fazer isso, vá até o final da página, digite a senha que você escolheu para o par de chaves e clique em Converter:

Feito isso, agora você pode baixar sua chave privada e usá-la livremente com sua máquina Windows 😊

Etapa 4 - Conexão

Para este artigo, usaremos o Putty como software para conexão por meio de SSH. Você pode seguir este tutorial para baixá-lo em seu computador.

Após configurá-lo, você precisa carregar sua chave privada.

Para fazer isso, selecione Conexão SSH Autenticação. Em seguida, clique em Procurar para selecionar seu arquivo de chave privada no campo Private key file for authentication:

Após fazer isso, volte para a seção Session, preencha o endereço IP do seu plano de hospedagem, porta, selecione SSH como Tipo de Conexão e clique em Open:

Na tela do terminal que aparecerá, digite seu nome de usuário cPanel no login, conforme mostrado aqui:

Por último, insira a senha que você criou ao gerar sua chave pública:

É isso aí! Agora você sabe como se conectar à sua conta cPanel via SSH

NOTAS:

Encontrou sua resposta?