Você pode facilmente encontrar o Gerenciador de Arquivos acessando a aba Hospedagem → Gerenciar → Gerenciador de Arquivos:
Botões do Gerenciado de Arquivos
Ao abrir o Gerenciador de Arquivos da Hostinger, você verá vários botões:
- Novo arquivo – permite que você crie um arquivo na pasta em que você está no momento.
- Nova pasta – permite que você crie uma nova pasta.
- Pesquisar – botão que você clica para encontrar um arquivo ou pasta específicos.
- Upload de arquivos – abre uma janela pop-up que te permite selecionar um novo arquivo para carregar (até 256MB).
- Recarregar – recarrega a pasta em que você está trabalhando (para quando você fez um upload/uma alteração em um arquivo por FTP enquanto o Gerenciado de Arquivos estava aberto e deseja atualizar as mudanças).
- Ícones e Lista – altera a maneira que você vê os arquivos.
- Idioma – altera o idioma do Gerenciador de Arquivos. Além do inglês padrão, as opções são: chinês, espanhol, francês, alemão e russo - mencionando apenas algumas.
- Sair – faz o log out do Gerenciador de Arquivos da sua conta.
Menu de contexto
O menu de contexto será ativado assim que um arquivo ou pasta específicos forem selecionados (e as mesmas funções também podem ser vistas com um clique do botão direito):
Vamos ver o que cada uma dessas funções fazem da esquerda para a direita:
1. Abrir – abre o arquivo ou pasta escolhido.
2. Baixar – faz o download do arquivo selecionado (até 256MB).
3. Renomear – te permite editar o nome de um arquivo ou pasta.
Nota:
- Certifique-se de não remover a extensão do seu arquivo quando for renomeá-lo (por exemplo, arquivo.php para arquivo) - isso pode fazer com que ele deixe de funcionar.
4. Mover – permite que você transfira o arquivo ou pasta selecionados para outro diretório. Para escolher o novo diretório, basta clicar em Alterar:
NOTA:
- Certifique-se de que os seus arquivos e pastas estejam dentro da pasta public_html, já que ela é a pasta raiz do seu site. Assim, todo o conteúdo do seu site será mostrado corretamente 😊
- Se você deseja mover os arquivos de um site de um domínio para outro, acesse esse artigo.
5. Copy – select this option to duplicate a file or folder to the same or different location. The process is similar to the Move settings.
6. Edit – select this option to edit text files.
7. Permissions – specifies authorization with the read, write, or execute file options:
As permissões padrão para arquivos são 644 ou:
- Proprietário - Leitura, Escrita, Execução
- Grupo - Leitura
- Outros - Leitura
As permissões padrão para pastas são 755 ou:
- Proprietário - Leitura, Escrita, Execução
- Grupo - Leitura, Execução
- Outros - Leitura, Execução
Permissões em números podem ser vistas acima do botão Alterar:
NOTA:
- Se você não tem certeza das permissões que colocou, sempre pode resetá-las para os valores padrão.
8. Comprimir – como o nome já diz, te permite comprimir um arquivo ou pasta para um formato arquivado (o arquivo compactado deve ser menor que 256MB).
Você pode escolher entre quatro formatos:
NOTAS:
- Caso comprimir os arquivos pelo Gerenciador de Arquivos não funcione ou você precise comprimir arquivos maiores, você pode fazer isso facilmente usando SSH.
9. Extrair - só é visível quando um arquivo comprimido é selecionado, te permitindo extrai-lo para o local desejado:
NOTAS:
- Se a pasta que você especificar não existir, ela será criada automaticamente.
- Você pode apenas extrair arquivos menores que 256MB. Caso o arquivo seja maior, isso pode ser feito usando SSH.
10. Excluir – apaga permanentemente o arquivo ou pasta selecionados.
NOTAS:
- Como a public_html é a sua pasta raiz, você não deve deletá-la ou fazer o mesmo com nenhuma de suas pastas de origem para garantir o bom funcionamento do site.
- Essa ação não é reversível. Então, caso você delete seus arquivos acidentalmente, você terá que restaurá-los usando um backup.
E pronto! Agora você já sabe como gerenciar seus arquivos no nosso Gerenciador de Arquivos 😊
NOTAS: