Você pode facilmente encontrar o Gerenciador de Arquivos acessando a aba Hospedagem Gerenciar Gerenciador de Arquivos:

Botões do Gerenciado de Arquivos

Ao abrir o Gerenciador de Arquivos da Hostinger, você verá vários botões:

  1. Novo arquivo – permite que você crie um arquivo na pasta em que você está no momento.
  2. Nova pasta – permite que você crie uma nova pasta.
  3. Pesquisar – botão que você clica para encontrar um arquivo ou pasta específicos.
  4. Upload de arquivos – abre uma janela pop-up que te permite selecionar um novo arquivo para carregar (até 256MB).
  5. Recarregar – recarrega a pasta em que você está trabalhando (para quando você fez um upload/uma alteração em um arquivo por FTP enquanto o Gerenciado de Arquivos estava aberto e deseja atualizar as mudanças).
  6. Ícones e Lista – altera a maneira que você vê os arquivos.
  7. Idioma – altera o idioma do Gerenciador de Arquivos. Além do inglês padrão, as opções são: chinês, espanhol, francês, alemão e russo - mencionando apenas algumas.
  8. Sair – faz o log out do Gerenciador de Arquivos da sua conta.

O menu de contexto será ativado assim que um arquivo ou pasta específicos forem selecionados (e as mesmas funções também podem ser vistas com um clique do botão direito):

Vamos ver o que cada uma dessas funções fazem da esquerda para a direita:

1. Abrir – abre o arquivo ou pasta escolhido.

2. Baixar – faz o download do arquivo selecionado (até 256MB).

3. Renomear – te permite editar o nome de um arquivo ou pasta.

Nota:

  • Certifique-se de não remover a extensão do seu arquivo quando for renomeá-lo (por exemplo, arquivo.php para arquivo) - isso pode fazer com que ele deixe de funcionar.

4. Mover – permite que você transfira o arquivo ou pasta selecionados para outro diretório. Para escolher o novo diretório, basta clicar em Alterar:

NOTA:

  • Certifique-se de que os seus arquivos e pastas estejam dentro da pasta public_html, já que ela é a pasta raiz do seu site. Assim, todo o conteúdo do seu site será mostrado corretamente 😊
  • Se você deseja mover os arquivos de um site de um domínio para outro, acesse esse artigo.

5. Copy – select this option to duplicate a file or folder to the same or different location. The process is similar to the Move settings.

6. Edit – select this option to edit text files.

7. Permissions – specifies authorization with the read, write, or execute file options:

As permissões padrão para arquivos são 644 ou:

  • Proprietário - Leitura, Escrita, Execução
  • Grupo - Leitura
  • Outros - Leitura

As permissões padrão para pastas são 755 ou:

  • Proprietário - Leitura, Escrita, Execução
  • Grupo - Leitura, Execução
  • Outros - Leitura, Execução

Permissões em números podem ser vistas acima do botão Alterar:

NOTA:

8. Comprimir – como o nome já diz, te permite comprimir um arquivo ou pasta para um formato arquivado (o arquivo compactado deve ser menor que 256MB).

Você pode escolher entre quatro formatos:

NOTAS:

  • Caso comprimir os arquivos pelo Gerenciador de Arquivos não funcione ou você precise comprimir arquivos maiores, você pode fazer isso facilmente usando SSH.

9. Extrair - só é visível quando um arquivo comprimido é selecionado, te permitindo extrai-lo para o local desejado:

NOTAS:

  • Se a pasta que você especificar não existir, ela será criada automaticamente.
  • Você pode apenas extrair arquivos menores que 256MB. Caso o arquivo seja maior, isso pode ser feito usando SSH.

10. Excluir – apaga permanentemente o arquivo ou pasta selecionados.

NOTAS:

  • Como a public_html é a sua pasta raiz, você não deve deletá-la ou fazer o mesmo com nenhuma de suas pastas de origem para garantir o bom funcionamento do site.
  • Essa ação não é reversível. Então, caso você delete seus arquivos acidentalmente, você terá que restaurá-los usando um backup.

E pronto! Agora você já sabe como gerenciar seus arquivos no nosso Gerenciador de Arquivos 😊

NOTAS:

Encontrou sua resposta?