Se você notou que seus emails estão caindo na caixa de spam de vários recipientes, vários fatores poder ter causado isso:
seu conteúdo está sendo detectado como spam;
você não está usando um método confiável para enviar emails;
Nós iremos mostrar como você pode evitar que seus emails caiam na caixa de spam:
Opção 1 – Marcando como "não é spam"
A primeira solução vai resolver o problema para os destinatários. Você pode pedir que os próprios recipientes marquem os emails que você mandou como não-spam. Eles só precisam clicar em Não é Spam em todos os emails enviados por você – assim seus emails não serão mais encaminhados para a caixa de spam.
Opção 2 – Mudando o método de envio dos emails
A próxima causa mais comum é quando não há um modo confiável de enviar a mensagem. Se você estiver enviando emails via Webmail ou qualquer cliente de email (exceto plugins), pode pular essa etapa.
A função phpmail() é bastante popular, mas já está ultrapassada devido à falta de segurança. Essa ferramenta está habilitada em nossos planos compartilhados, e você pode usá-la para envios de mensagens únicas (que são enviadas uma vez só), mas para correspondência regular você precisa trocar o phpmail() pelo SMTP.
Essa é uma maneira muito mais confiável de enviar emails, o que irá melhorar o envio e a entrega de suas mensagens. 💪
Um bônus adicional ao trocar para SMTP: se a mensagem é enviada via phpmail(), ela aparece assim para o destinatário:
Enviando emails via SMTP, só o seu domínio irá aparecer ali, o que aumenta a confiança que seus destinatários têm em você. 🚀
Se seu site é feito em WordPress, você pode configurar o envio SMTP seguindo este tutorial.
Opção 3 – Adicionando verificação DNS
Todos os serviços de email modernos possuem uma verificação extra do remetente: É realmente deste endereço, e deste domínio, que esse email foi enviado? Essa checagem leva tempo e a mensagem pode ser considerada spam se não passar na verificação.
Para ajudar seu domínio a ser aprovado nessas checagens, você só precisa adicionar 2 registros TXT.
Registro SPF
Para domínios comprados na Hostinger, ou que apontam para nosso servidor pelos nameservers (servidores DNS), esse registro já está adicionado automaticamente, como padrão. Você pode localizá-lo no seu Editor de Zona DNS, basta verificar a lista de registros, pesquisando por "spf". Ou acesse o menu de Emails → domínio em questão → Distribuição de E-mail:

Se o registro SPF estiver faltando, ou se você estiver utilizando nameservers externos (apontando para um outro servidor DNS), você pode adicionar o SPF de forma manual, tanto no hPanel como no cPanel.
Registro DKIM
Esse registro pode ser facilmente ativado para ambos hPanel e cPanel com apenas alguns cliques.
Option 4 - Verifique o assunto do e-mail
Uma das razões mais comuns que impedem e-mails de serem entregues, é seu assunto. Recomendamos que você evite utilizar essas questões nos assuntos das suas mensagens:
Erros de digitação
Palavras como "teste", "verificação", e similares
Frases como "abra este e-mail", "leia esse e-mail", "URGENTE" e similares
Um conjunto aleatório de letras e números
Recomendações adicionais para o conteúdo do assunto do seu e-mail:
É melhor não escrever o tópico em LETRAS MAIÚSCULAS
O assunto do e-mail deve corresponder ao texto da mensagem
Não tente inserir todo o texto do e-mail no assunto - ele deve ser curto (mas não ter apenas uma palavra, como "Olá").
Não deixe o assunto em branco
Não utilize caracteres especiais (como %^>*)
Não adicione "Re:" para responder uma mensagem
Resumindo:
Exemplos de assuntos ruins: "Leia", "siknvdjhvbls", "Re:"
Examplos de assuntos bons: "Informações sobre seu pedido de azulejos", "Exibição de orquídeas nessa sexta".
Essas dicas vão te ajudar a criar um assunto de e-mail que será mais positivo tanto para seus clientes, quanto para os servidores de e-mail 😊
Opção 5 – Aprimorando o envio com o Mail Tester
E, por fim, o conteúdo do seu email.
Para checar a qualidade da sua mensagem, e verificar se há algum fator que esteja caracterizando-a como spam, você pode visitar este site. Tudo que precisa fazer é:
Enviar uma mensagem (exatamente a mesma que você quer enviar ou já envia para um cliente ou outro destinatário) para o endereço temporário mostrado na tela;
Seguir as recomendações.