Se você notou que seus emails estão caindo na caixa de spam de vários recipientes, vários fatores poder ter causado isso:

  • seu conteúdo está sendo detectado como spam;

  • você não está usando um método confiável para enviar emails;

Nós iremos mostrar como você pode evitar que seus emails caiam na caixa de spam:

Opção 1 – Marcando como "não é spam"

A primeira solução vai resolver o problema para os destinatários. Você pode pedir que os próprios recipientes marquem os emails que você mandou como não-spam. Eles só precisam clicar em Não é Spam em todos os emails enviados por você – assim seus emails não serão mais encaminhados para a caixa de spam.

Opção 2 – Mudando o método de envio dos emails

A próxima causa mais comum é quando não há um modo confiável de enviar a mensagem. Se você estiver enviando emails via Webmail ou qualquer cliente de email (exceto plugins), pode pular essa etapa.

A função phpmail() é bastante popular, mas já está ultrapassada devido à falta de segurança. Essa ferramenta está habilitada em nossos planos compartilhados, e você pode usá-la para envios de mensagens únicas (que são enviadas uma vez só), mas para correspondência regular você precisa trocar o phpmail() pelo SMTP.

Essa é uma maneira muito mais confiável de enviar emails, o que irá melhorar o envio e a entrega de suas mensagens. 💪

Um bônus adicional ao trocar para SMTP: se a mensagem é enviada via phpmail(), ela aparece assim para o destinatário:

Enviando emails via SMTP, só o seu domínio irá aparecer ali, o que aumenta a confiança que seus destinatários têm em você. 🚀

Se seu site é feito em WordPress, você pode configurar o envio SMTP seguindo este tutorial.

Opção 3 – Adicionando verificação DNS

Todos os serviços de email modernos possuem uma verificação extra do remetente: É realmente deste endereço, e deste domínio, que esse email foi enviado? Essa checagem leva tempo e a mensagem pode ser considerada spam se não passar na verificação.

Para ajudar seu domínio a ser aprovado nessas checagens, você só precisa adicionar 2 registros TXT.

Registro SPF

Para domínios comprados na Hostinger, ou que apontam para nosso servidor pelos nameservers (servidores DNS), esse registro já está adicionado automaticamente, como padrão. Você pode localizá-lo no seu Editor de Zona DNS, basta verificar a lista de registros, pesquisando por "spf". Ou acesse o menu de Emails → domínio em questão → Distribuição de E-mail:

Se o registro SPF estiver faltando, ou se você estiver utilizando nameservers externos (apontando para um outro servidor DNS), você pode adicionar o SPF de forma manual, tanto no hPanel como no cPanel.

Registro DKIM

Esse registro pode ser facilmente ativado para ambos hPanel e cPanel com apenas alguns cliques.

Option 4 - Verifique o assunto do e-mail

Uma das razões mais comuns que impedem e-mails de serem entregues, é seu assunto. Recomendamos que você evite utilizar essas questões nos assuntos das suas mensagens:

  • Erros de digitação

  • Palavras como "teste", "verificação", e similares

  • Frases como "abra este e-mail", "leia esse e-mail", "URGENTE" e similares

  • Um conjunto aleatório de letras e números

Recomendações adicionais para o conteúdo do assunto do seu e-mail:

  • É melhor não escrever o tópico em LETRAS MAIÚSCULAS

  • O assunto do e-mail deve corresponder ao texto da mensagem

  • Não tente inserir todo o texto do e-mail no assunto - ele deve ser curto (mas não ter apenas uma palavra, como "Olá").

  • Não deixe o assunto em branco

  • Não utilize caracteres especiais (como %^>*)

  • Não adicione "Re:" para responder uma mensagem

Resumindo:

  • Exemplos de assuntos ruins: "Leia", "siknvdjhvbls", "Re:"

  • Examplos de assuntos bons: "Informações sobre seu pedido de azulejos", "Exibição de orquídeas nessa sexta".

Essas dicas vão te ajudar a criar um assunto de e-mail que será mais positivo tanto para seus clientes, quanto para os servidores de e-mail 😊

Opção 5 – Aprimorando o envio com o Mail Tester

E, por fim, o conteúdo do seu email.
Para checar a qualidade da sua mensagem, e verificar se há algum fator que esteja caracterizando-a como spam, você pode visitar este site. Tudo que precisa fazer é:

  1. Enviar uma mensagem (exatamente a mesma que você quer enviar ou já envia para um cliente ou outro destinatário) para o endereço temporário mostrado na tela;

  2. Seguir as recomendações.

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