Se você notou que seus emails estão caindo na caixa de spam de vários recipientes, vários fatores poder ter causado isso:

  • seu conteúdo está sendo detectado como spam;
  • você não está usando um método confiável para enviar emails;
  • vários outros fatores que vamos descrever neste artigo.

Nós iremos mostrar como você pode evitar que seus emails caiam na caixa de spam:

Opção 1 – Marcando como "não é spam"

A primeira solução vai resolver o problema para os destinatários. Você pode pedir que os próprios recipientes marquem os emails que você mandou como não-spam. Eles só precisam clicar em Não é Spam em todos os emails enviados por você – assim seus emails nunca mais irão para a caixa de spam.

Opção 2 – Mudando o método de envio dos emails

A próxima causa mais comum é quando não há um modo confiável de enviar a mensagem. Se você estiver enviando emails via Webmail ou qualquer cliente de email (exceto plugins), pode pular essa etapa.

A função phpmail() é bastante popular, mas já está ultrapassada devido à falta de segurança. Essa ferramenta está habilitada em nossos planos compartilhados, e você pode usá-la para envios de mensagens únicas (que são enviadas uma vez só), mas para correspondência regular você precisa trocar o phpmail() pelo SMTP.

Essa é uma maneira muito mais confiável de enviar emails, o que irá melhorar o envio e a entrega de suas mensagens. 💪

Um bônus adicional ao trocar para SMTP: se a mensagem é enviada via phpmail(), ela aparece assim para o destinatário:

Enviando emails via SMTP, só o seu domínio irá aparecer ali, o que aumenta a confiança que seus destinatários têm em você. 🚀

Se seu site é feito em WordPress, você pode configurar o envio SMTP seguindo este tutorial.

Opção 3 – Adicionando verificação DNS

Todos os serviços de email modernos possuem uma verificação extra do remetente: É realmente deste endereço, e deste domínio, que esse email foi enviado? Essa checagem leva tempo e a mensagem pode ser considerada spam se não passar na verificação.

Para ajudar seu domínio a ser aprovado nessas checagens, você só precisa adicionar 2 registros TXT.

Registro SPF

Para domínios comprados na Hostinger (ou apontados para cá por nameserver), essa entrada é adicionada por padrão. Você também pode adicioná-lo manualmente, basta ir até ao Editor de Zona DNS:

E achar a seção de TXT (Text). Aqui, você pode adicionar um registro novo:

Preencha os campos da seguinte maneira:

  • Host: @
  • TXT value: "v=spf1 include:spf.mx.hostinger.com include:relay.mailchannels.net ~all"
  • TTL: deixe o padrão

Registro DKIM

Para adicionar um registro DKIM automaticamente, vá em Controle de Serviço de Email:

Ative a última opção (Gerenciar serviço DKIM) e clique em Atualizar:

E pronto, você pode encontrar ambas as entradas na seção TXT da sua Zona DNS:

Opção 4 – Aprimorando o envio com o Mail Tester

E, por fim, o conteúdo do seu email. Para checar a qualidade da sua mensagem, você pode visitar este site. Tudo que precisa fazer é:

  1. Enviar uma mensagem (exatamente a mesma que você quer enviar para um cliente ou outro destinatário) para o endereço temporário mostrado na tela;
  2. Seguir as recomendações.

Você também pode seguir algumas das nossas dicas sobre como melhorar o conteúdo da mensagem:

  1. Não escreva o assunto EM CAIXA ALTA;
  2. Não cometa erros de digitação;
  3. Não implore com “Abra este email!” ou “Clique aqui!”;
  4. Não engane leitores com falsas promises;
  5. Não explique tudo na linha do assunto;
  6. Não use apenas uma palavra – como “Oi!” – no assunto;
  7. Pule a pontuação;
  8. Não adicione Re: ao assunto para enganar leitores.
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