Se você estiver movendo o conteúdo do seu site para uma conta de hospedagem diferente, isso pode ser feito facilmente com a ajuda de backups.

Se você simplesmente deseja alterar o domínio do seu site, mas deixar o conteúdo como está (por exemplo, você tinha seu-domínio.tld e deseja ter novo-domínio.tld) ​​e os dois domínios estão na mesma conta de hospedagem, você só precisa copiar os arquivos do site de um domínio para outro. Um guia passo a passo para WordPress pode ser encontrado aqui: Como Mudar o Domínio no Seu Site WordPress: Guia Passo a Passo

Se você está utilizando algum outro CMS ou tem um site com código customizado, aqui vai o passo a passo para trocar o domínio de seu website:

1º Passo - Preparações

Primeiro, você precisa definir seu objetivo final e verificar sua conta de hospedagem, pois o processo é um pouco diferente para diferentes casos.

  • Se você deseja que seu site seja acessível pelo novo endereço, mas deixe o endereço antigo funcionando e os dois domínios levando ao mesmo conteúdo, a melhor opção para você é simplesmente estacionar seu novo domínio no antigo.
  • Se você deseja copiar completamente ou mover o conteúdo do site para um nome de domínio diferente, certifique-se de que o novo nome de domínio seja adicionado ao seu plano. Você pode verificar isso na seção Adicionar Site no hPanel:

Após isso, abra o seu Gerenciador de Arquivos:

E verifique se os dois domínios já aparecem em seu Gerenciador de Arquivos:

Com base na resposta, escolha uma das opções abaixo.

1ª Opção: Você consegue ver os seus dois domínios no Gerenciador de Arquivos

Abra a pasta public_html do domínio do qual deseja copiar os arquivos:

Selecione todos os arquivos e clique em Copy ou Move (com base em se você deseja deixar a cópia dos arquivos no domínio antigo):

Clique em Change para escolher a pasta de destino dos arquivos. O caminho deve ser: domains /novo-dominio.com/public_html. Pressione Copy ou Move para finalizar o processo:

Se o seu site tiver um domínio mencionado em algum arquivo de configuração (como OpenCart, Joomla e outros mais), certifique-se de atualizar o nome do domínio nesses arquivos. Pode ser necessário entrar em contato com um desenvolvedor ou fórum especificado em seu CMS para obter orientações adicionais.

Se o seu site usa um banco de dados e você está movendo completamente o conteúdo, você pode simplesmente continuar usando esse banco de dados. Se quiser ter uma cópia para o novo domínio, tudo o que você precisa fazer é:

  1. Exporte seu antigo banco de dados
  2. Crie um novo banco de dados
  3. Importe o backup do seu banco de dados antigo para o banco de dados recém-criado.
  4. Corrija a URL em seu novo banco de dados de acordo com o arquivo de configuração de seu site.

É isso - o conteúdo de seu site foi totalmente movido ou copiado para o novo domínio 😊

2ª Opção: Você vê apenas um domínio no Gerenciador de Arquivos

Se você vir apenas um domínio no Gerenciador de Arquivos e seus domínios tiverem sob usuários diferentes mesmo que estejam adicionados ao mesmo plano de hospedagem, o procedimento de mover ou copiar o conteúdo do site será o seguinte:

Se você também estiver usando um banco de dados, prossiga com estas etapas:

  1. Exporte seu antigo banco de dados
  2. Crie um novo banco de dados
  3. Importe o backup do seu banco de dados antigo para o banco de dados recém-criado.
  4. Corrija a URL em seu novo banco de dados de acordo com o arquivo de configuração de seu site.

Encontrou sua resposta?