O erro 503 (Serviço Temporariamente Indisponível) geralmente significa que você excedeu algum limite dentro dos recursos do seu plano. Aqui estão os casos mais populares e suas soluções:

CPU, memória e processos

As duas melhores soluções para corrigir o erro 503 são:

  1. Fazer um upgrade de seu plano de hospedagem atual para que tenha ainda mais recursos.
  2. Otimizar seu site o máximo possível usando as recomendações do GTMetrix.

Na maioria dos casos, quando ocorre o erro 503, você atingiu o limite de CPU, memória física ou o número de processos em execução simultaneamente. Para ter certeza, abra seu painel de hospedagem hPanel, e em Histórico de Utilização verifique o uso do seu plano.

O ideal é que os gráficos não atinjam as linhas vermelhas:

Aqui está um exemplo de excesso de uso dos recursos de memória:

Nota: Os gráficos de uso são atualizados a cada 15-30 minutos, se um erro acabou de aparecer no site, pode ser necessário aguardar alguns minutos para poder verificar os valores atualizados.

O que fazer quando seu site ultrapassa esses limites?

Existem várias opções para corrigir recursos excedentes:

1. Preste atenção nas visitas ao site. Se você ver valores incomuns para o seu site (por exemplo, você geralmente tem 100 visitantes e teve um pico de 1000 visitantes), um ataque DDoS pode ter começado em seu site. Para proteger o seu site, você precisará configurar o Cloudflare (se ainda não tiver sido configurado para o seu site) e colocá-lo em modo de ataque. Como resultado, isso impedirá que usuários que usam bots acessem seu site e reduzirá as taxas de visitantes.

2. Se um dos limites excedidos for o número de processos em execução simultaneamente:

Nesse caso, você pode colocar seu site novamente online em apenas alguns minutos, apenas interrompendo os processos ativos. Para fazer isso, vá para a página Hospedagem Gerenciar Resetar Conta e clique em Parar de rodar processos:

Depois disso, você pode ir diretamente para a 4ª etapa.

3. Se ocorrer um grande consumo de recursos periodicamente (por exemplo, uma vez a cada 6 horas), verifique as tarefas agendadas do seu site. Se você tiver configurado uma execução regular de alguma ação ou script ela pode ser a causa do limite excedido.

4. A solução mais importante e eficaz é a otimização de sites. Aqui, uma regra muito simples se aplica: quanto mais otimizado o site, menos recursos ele usa e mais rápido ele abre. Parece bom, né?

Existem muitos sites que permitem verificar o quão bem otimizado um site está, como por exemplo o GTMetrix, o Google Page Speed ​​ dentre outros. Para a otimização basta analisar o seu site através de um dos sites, obter as recomendações personalizadas de acordo com o seu site e implementá-las.

Observe que às vezes o site pode carregar rápido o suficiente, mas ser mal otimizado:

Esses sites também precisam ser otimizados.

5. Se você fez todas as opções acima, otimizou o site o máximo possível, mas ele ainda consome quase todos os recursos, parece que seu site superou seu plano de hospedagem atual. Isso é absolutamente normal e ocorre naturalmente durante o desenvolvimento do site. Nesse caso, tudo o que você precisa fazer é um upgrade de seu plano de hospedagem para um superior. Ah, e assim que você fizer o upgrade para um plano de hospedagem superior, o valor restante do plano anterior será recalculado e adicionado como dias adicionais ao seu plano de hospedagem.

Inodes e uso de disco

Se apareceu um erro 503 no site, e o uso de recursos está baixo, ele pode estar relacionado ao uso de disco e/ou inodes. Você pode ver os dados de uso no painel da sua conta de hospedagem:

Nota: estes dados são atualizados algumas vezes por dia, se você quiser ver os dados mais recentes, você pode escrever para nosso time de suporte.

O que fazer quando você exceder o uso de disco e/ou inodes?

Se o seu site excedeu o número limite de inodes ou a quantidade de espaço em disco, existem várias opções para resolver a situação:

  1. Exclua todos os arquivos desnecessários (arquivos de cache, arquivos duplicados, quaisquer arquivos de backup antigos e etc.). Se você tiver receio de excluir acidentalmente algo importante para o funcionamento do site, você pode realizar um backup antes;
  2. Faça um upgrade de seu plano de hospedagem: com um plano de hospedagem superior você terá mais recursos.

Além da primeira opção, você também pode integrar o Google Drive ao site: o plano gratuito do Google Drive oferece 15 GB de espaço em disco, que você pode usar para armazenar arquivos grandes (como documentos e imagens), e adicionar links para eles no site.

Encontrou sua resposta?