Falando rapidamente, o ciclo de vida de um domínio consistem nesses períodos:

  1. Disponível
  2. Ativo
  3. Grace period (Período de carência)
  4. Redemption period (Período de redenção)
  5. Pending Deletion (Exclusão)
  6. O domínio é excluído e retorna para o status de disponível

Abaixo você pode visualizar o ciclo de vida de um domínio e uma explicação para cada período:

Disponível

O domínio inicia seu ciclo como disponível. Assim que você escolher o nome do seu domínio, você pode checar se ele está disponível por aqui.

Ativo

Se o domínio que você escolheu está disponível você pode então torná-lo Ativo após comprá-lo e configura-lo. Geralmente o status de Ativo dura 1 ano até a expiração. Ao final desse período o proprietário precisa renova-lo para manter a titularidade.

Grace period (período de carência)

Assim que o domínio chega na sua data de expiração e não é renovado, ele entra no Grace period que varia de 30 a 45 dias. Durante esse período, você tem a chance de recuperar seu domínio sem risco de exclusão. A renovação durante o Grace period não inclui taxas adicionais. No momento essas extensões de domínios não possuem período de carência: .online, .pw, .site, .space, .store, .tech, .website, .xyz (eles entram em período de redenção logo após expirarem).


Redemption period (período de redenção)

Após o Grace period, o domínio entra no Redemption period (algumas vezes também chamado de Redemption Grace period), que dura 30 dias. Geralmente a renovação de um domínio durante esse período possui taxas adicionais e o valor depende da extensão do domínio (TLD).


Pending Deletion (Exclusão)

Quando o Redemption period termina, seu domínio entra no estágio de Pending Deletion. Durante esse período você não tem opções além de aguardar que o domínio seja excluído e você possa registra-lo novamente.

Encontrou sua resposta?