Conforme o seu site cresce e fica cada vez maior, é natural que, em algum momento, fique mais lento e demore mais para carregar. Nesse caso, você precisa otimizar seu site. Mas como?

Otimização significa que você precisa fazer com que o servidor aloque menos recursos para fornecer dados aos visitantes. Isso pode ser possível reduzindo o tamanho de uma imagem, comprimindo os arquivos do site, usando cache, além de muitos outros fatores.

Para saber exatamente o que precisa ser otimizado, é recomendável usar o GTmetrix e o Google PageSpeed Insights, você pode aprender mais sobre isso neste artigo de otimização.

Como otimizar meu site WordPress?

A maneira mais eficaz de otimizar seu WordPress seria reduzir o tamanho das imagens, mantendo a mesma qualidade, e assim menos dados serão baixados por seus visitantes e, usando um plugin de cache, você tem certeza de que, na segunda vez que seus visitantes acessarem seu site, menos scripts e imagens serão baixados, aumentando a velocidade total de exibição do site.

Além disso, você pode reduzir a maneira como seu site lê seu JavaScript, corrigindo a análise adiada de JavaScript e também exibindo seu conteúdo em uma CDN (content delivery network, que em português quer dizer rede de distribuição de conteúdo). O Cloudflare é o mais famoso e é gratuito, exibindo uma cópia do seu conteúdo entre muitos servidores em todo o mundo e tornando seu site mais rápido de acessar.

Encontrou sua resposta?