Nossos e-mails são uma parte importante, e em muitos casos, fundamental, do cotidiano. Principalmente se você utiliza os e-mails para envios a outras empresas e negócios, sua presença online com certeza dependerá dele.

Aqui na Hostinger, além de poder utilizar o seu aplicativo preferido de mensagens como o Outlook, Gmail, Thunderbird e várias outras opções, você poderá utilizar o e-mail pelo Webmail no cliente Roundcube, um dos mais utilizados no mundo para Webmail.

O Roundcube tem uma estrutura simples, porém repleta de funcionalidades, algumas até pouco conhecidas! Por exemplo, você sabia que é possível salvar e restaurar Backups dos seus e-mails pelo Roundcube? Siga este guia para aprender como realizar o procedimento!

Como exportar/salvar as minhas mensagens de e-mail?

A partir da sua hospedagem, acesse o Roundcube. É bem simples, basta que acesse o seu painel de hospedagem e vá ao menu "Contas de Email"

A partir do menu, clique em "Email" na conta que deseja acessar. Neste caso, salvaremos o Backup das mensagens na conta teste@danielalmeida.xyz

Acessando o Cliente de Webmail Roundcube, selecione as mensagens que deseja salvar:

  • Caso tenha o deseja de salvar múltiplas mensagens, basta que segure a tecla CTRL do seu teclado enquanto seleciona as mensagens que deseja salvar.
  • Caso tenha o desejo de salvar todas as mensagens, selecione a primeira, segure a tecla SHIFT e selecione a primeira e a última mensagem na página, isso marcará todas as mensagens!

Selecionando as mensagens que deseja salvar/exportar, basta que clique em "Mais" no menu superior do Roundcube e selecione a opção "Baixar". Selecione o formato eml caso queira restaurar em e-mails Microsoft, o mbox terá melhor compatibilidade na hora de restaurar os seus e-mails em outro Roundcube. Caso tenha selecionado várias mensagens, o formato aparecerá como mbox (.zip)

Como Importar os e-mails baixados em outro Roundcube

Com os arquivos salvos, abra o Webmail Roundcube do e-mail em que deseja restaurá-los. A partir da tela inicial, vá ao canto inferior esquerdo da tela e clique no ícone de engrenagem, em seguida clique em "Importar mensagens"

Na janela que se abrirá, basta que selecione o arquivo gerado na importação e clique em "importar"

A partir daí, o Roundcube já importará de forma automática as mensagens e elas aparecerão em sua nova caixa de e-mail

Agora você já sabe como gerar e restaurar Backups do seu e-mail e poderá importar as mensagens em outro endereço de e-mail que utilize Roundcube, seja conosco ou outros locais, da mesma forma que arquivos mbox gerados em outros Roundcube serão compatíveis com a sua hospedagem conosco, então você nunca perderá estes e-mails!

Encontrou sua resposta?