Este tutorial irá explicar como se criar Regras de E-mail pelo Webmail de nosso painel, desta forma você poderá desde organizar e-mails a criar um filtro de spam personalizado.

Criando um filtro novo

Para criar um filtro novo você precisa ir em Configurações e clicar no menu Filtros, desta forma você terá a opção de criar um novo conjunto de filtros ou pode utilizar o conjunto padrão e apenas adicionar novos filtros, pense no "conjunto de filtros" apenas como uma pasta que organiza seus filtros, não é necessário criar um novo, apenas caso deseje organizar do seu jeito.

Para criar um filtro apenas clique no botão + na lista de filtros para abrir a opção de criar filtros

Passo 1 - Escolha um nome pro filtro

Na nova tela que irá aparecer você primeiro escolhe o Nome do filtro, o nome é completamente opcional, ele não interfere em como irá funcionar o filtro. 

Passo 2 - Crie uma regra

Primeiro você precisa selecionar entre 3 opções para definir se você quer um conjunto de regras mais específico, mais amplo ou que atinja todos os e-mails:

  1. casando todas as seguintes regras: Esta opção diz que um e-mail precisa estar dentro de todas as regras para o filtro de e-mails agir sobre a mensagem recebida. (Filtro mais específico)
  2. casando qualquer das seguintes regras: Esta opção diz que basta que a mensagem caia em uma das Regras para que o filtro aja na mensagem. (Filtro mais amplo)
  3. todas as mensagens: Esta opção diz que basta a mensagem ser recebida e o filtro irá agir sobre ela independente de assunto, mensagem, etc... ou seja, funciona para todas as mensagens. (Filtro atinge todos os e-mails)

Caso você tenha escolhido uma das 2 primeiras opções você precisa definir uma lógica, essa lógica seria para definir se você irá bloquear/redirecionar e-mail por assunto, mensagem, endereço, etc... Segue abaixo como funciona:

  • Na primeira caixa que por padrão vem selecionado Assunto, você escolhe pelo que você irá identificar a mensagem, aqui você escolhe se irá identificar pelo Assunto, pelo conteúdo, endereço de quem enviou, etc...
  • Na segunda caixa que por padrão vem selecionado contem, você escolhe se o filtro irá checar se na mensagem contem apenas 1 palavra, se contém uma frase especifica, ou se não possuí algo na mensagem etc..
  • Na terceira e ultima caixa você escreve o endereço de e-mail, a palavra ou frase que o filtro irá procurar na mensagem recebida

Passo 3 - Selecione a ação

Por fim você precisa escolher o que vai acontecer com a mensagem de e-mail caso a mensagem esteja dentro da Regra, aqui você escolhe se irá mover a mensagem para uma pasta, se irá excluir, se irá redirecionar, etc...

Após isto clique em salvar no final da página e seu filtro de e-mail está ativo!

Exemplos de uso

Exemplo 1 - Criando um Filtro Anti-Spam

Com esta configuração da imagem acima, qualquer e-mail que no Assunto da mensagem Contenha a palavra "Promoção", será automaticamente excluído.

Exemplo 2 - Movendo para uma pasta

No exemplo da imagem acima, qualquer e-mail que o endereço de e-mail quem me enviou seja Igual a aulas@dominiodetutoriais.tk, será automaticamente movido para a pasta Aulas

Encontrou sua resposta?