A lentidão do seu site pode ser causado por uma série de fatores. Na maioria das vezes, é a falta de um sistema de cache, otimização ruim de solicitações (que seu site faz para o banco de dados), tamanho de imagens (que fazem seu site levar mais tempo para carregar), assim como compressão gzip desativada, sem arquivos JS / CSS minificados e outras.

Existem duas ferramentas bem úteis e grátis que você pode usar para otimizar seu site. São elas: GTMetrix e o Google PageSpeed Insights.

Sistema de Cache

O cache armazena arquivos no computador do usuário, que faz com que o próximo acesso seja mais rápido porque não é mais precisa fazer download dos arquivos do site do servidor novamente. Se seu site é WordPress, você pode usar o plugin Litespeed Cache. Todos os nossos serviços de hospedagem Compartilhada e Cloud são hospedadas com a tecnologia mais atual do Litespeed.

Como alternativa, você pode incluir estes códigos abaixo no seu arquivo .htaccess:

<IfModule mod_expires.c>

ExpiresActive On

ExpiresByType image/jpg "access 1 year"

ExpiresByType image/jpeg "access 1 year"

ExpiresByType image/gif "access 1 year"

ExpiresByType image/png "access 1 year"

ExpiresByType text/css "access 1 month"

ExpiresByType text/html "access 1 month"

ExpiresByType application/pdf "access 1 month"

ExpiresByType text/x-javascript "access 1 month"

ExpiresByType application/x-shockwave-flash "access 1 month"

ExpiresByType image/x-icon "access 1 year"

ExpiresDefault "access 1 month"

</IfModule>

Mais informações sobre esse processo você encontra neste guia de cache de navegador.

Otimização de Solicitações (Queries)

Esse assunto é um pouco mais delicado, pois ele exige que você ponha a "mão na massa" nas queries (solicitações) do seu site e fazer a otimização delas procurando apenas pelos dados essenciais ou limitar os resultados dessas solicitações. Existem ferramentas que ajudam nesse sentido, como o EverSQL, assim como fóruns de ajuda, como este aqui que explica muito bem um tópico sobre o tema (em inglês).

Otimização de Imagens

A otimização de imagens pode ser feita por uma ferramenta online ou usando um editor local de imagens. Se você usa o WordPress, você pode usar o plugin WP Smush. Além disso, aqui está um guia para ajudar você com imagens escaladas, assim como um guia sobre como usar imagens JPEG progressivas ou seguir este guia se você usa o WordPress.

Fora isso, é altamente recomendado que você use uma CDN (Rede de Distribuição de Conteúdo), como o Cloudflare. Essa tecnologia armazena seus arquivos em diferentes servidores pelo mundo, permitindo que seu leitor acesse as cópias desses arquivos ao invés de acessar seu conteúdo pelo seu site. Isso ajuda na proteção contra ataques DDoS, assim como no sistema de cache do seu site.

Encontrou sua resposta?