A velocidade influencia no número de visitantes de um site. O Google recomenda que o tempo de carregamento de uma página da web seja menor que dois segundos. E aqui vai o porquê: cerca de 50% dos visitantes abandonam sites que demoram mais de 3 segundos para carregar.

A lentidão no seu site pode ser causada por uma série de fatores, mas os mais comuns são:

  • Manutenção do servidor

  • A distância entre você e o servidor

  • Consumo excessivo de recursos

  • Falta de um sistema de cache

  • Site não otimizado

  • Otimização de solicitações (Queries)

Vamos entender melhor o impacto de cada um 😊

Manutenção do servidor

Nós buscamos sempre melhorar e atualizar nossos servidores, e é por este motivo que realizamos manutenções regulares dos servidores, o que pode influenciar na velocidade do seu site.

Caso você tenha notado uma queda repentina na velocidade, vale a pena checar se não há alguma manutenção em andamento. Se for esse o caso, você não precisará fazer nada, apenas aguarde até que a manutenção acabe e seu site voltará à velocidade normal.

A distância entre você e o servidor

Quanto maior a distância entre você e o servidor em que o seu site está hospedado, maior o tempo de carregamento. Para resolver esse problema, recomendamos a configuração de um CDN para seu site. Essa tecnologia armazena os dados do site em diferentes servidores pelo mundo, melhorando a velocidade do website, independentemente de onde ele seja acessado pelos visitantes.

Mas, em alguns casos, essa solução pode não ser a mais adequada. Por exemplo, vamos supor que seu público-alvo é dos EUA e você escolheu um servidor na Ásia - neste caso, um CDN pode não resolver completamente o problema de velocidade. Para resolver essa situação, recomendamos a nossa ferramenta de transferência de servidor no hPanel e escolher uma localidade mais próxima. 😊

Consumo excessivo de recursos

Se a utilização de recursos do plano é muito alta no seu site, ele terá um desempenho mais lento até que o consumo dos recursos seja corrigido, seja pelo aumento dos limites, ou pela diminuição do consumo deles.

Para isso, recomendados que você verifique o consumo de recursos da sua hospedagem. Caso perceba que o consumo quase sempre está alto, a leitura desse artigo pode ser útil: O limite de recursos foi atingido.

Falta de um sistema de cache

De forma bem resumida, o cache nada mais é que um depósito de informações que fica armazenado nos servidores dos usuários, fazendo com que o próximo acesso seja mais rápido, acelerando drasticamente o tempo de carregamento do seu site. O uso de um CDN, como o Cloudflare, pode resolver parcialmente esse problema. Se seu site é WordPress, usar o plugin LiteSpeed Cache junto com o Cloudflare é uma ótima opção para melhorar o desempenho do seu site. 🚀

Site não otimizado

A otimização de um site é essencial para a velocidade de carregamento. Uma boa notícia é que existem ferramentas grátis e muito úteis que você pode usar para otimizar seu site, são elas:

Aqui está um guia de GTmetrix que preparamos pra você: Como usar o GTmetrix?

Otimização de solicitações (Queries)

Otimizar a estrutura das queries, buscando manter apenas os dados essenciais, ou limitando os resultados das solicitações, é a melhor opção quando se trata de otimização de banco de dados. Há algumas ferramentas bastante úteis para te ajudar nessa tarefa, como o EverSQL, e também fóruns de ajuda, como este aqui que explica muito bem um tópico sobre o tema (somente inglês). Como este assunto é um pouco mais complexo, se mesmo com esses materiais você ainda não se sentir confiante para realizar modificações, recomendamos entrar em contato com seus desenvolvedores.

OBSERVAÇÕES:

  • O gerenciamento de servidor está disponível somente nos planos de hospedagem VPS

Encontrou sua resposta?