Ano após ano, os sistemas anti-SPAM têm feito um ótimo trabalho combatendo todo tipo de ameaça, mas, de tão funcionais que são, esses sistemas muitas vezes acabam filtrando como SPAM até mesmo e-mails legítimos. Para fugir desses entraves é preciso adotar as práticas certas e entender direitinho como esses sistemas funcionam.
- No que a reputação de envio de e-mails é baseada?
- Ter muitos e-mails marcados como SPAM;
- Não apresentar uma boa taxa de abertura;
- Apresentar uma bounce rate alta;
- Ser inconsistente na frequência de envio.
- Que técnicas usar para melhorar sua reputação?
- Nunca envie nada para quem não solicitou;
- Fuja de comportamentos como spammers;
- Comece o envio de e-mails aos poucos;
- Procure ser pessoal no tratamento;
- Segmente ao máximo sua lista;
- Evite termos de baixa reputaçãoPor serem usados com frequência em SPAM, alguns termos são associados automaticamente a mensagens indesejadas pelos sistemas anti-spam. Evite, portanto, as palavras “promoção”, “grátis”, “oferta”, “compre”, “imperdível”, “crédito”, etc. Outra dica importante é não usar acentos gráficos e não colocar o assunto do e-mail em caixa alta.
- Mensagens em HTMLMensagens sem programação HTML – apenas com imagens – têm muito mais chance de serem entendidas como SPAM. Portanto, mapeie , insira hiperlinks e, nos endereços das imagens, não use as palavras que geralmente são associadas a SPAM, como mostramos acima.