Para migrar um Wordpress de uma hospedagem para outra você pode utilizar plugins como All-in-One WP Migration ou Duplicator, porém caso você deseje ou precise fazer isto manualmente basta seguir este guia =)

Passo 1 - Baixe todos os arquivos e banco de dados

Antes de tudo você precisa fazer o download de todos os arquivos relacionados ao seu wordpress e do banco de dados que está utilizando.

Passo 2 - Envie os arquivos do Wordpress para a nova hospedagem

Envie os arquivos do Wordpress para a nova hospedagem pelo método que desejar, você pode enviar todos os arquivos já extraídos ou enviar zipado e descompacta-lo pelo gerenciador de arquivos.

Passo 3 - Crie um novo banco de dados e importe o SQL do antigo Wordpress

Crie um novo banco de dados, deixe anotado por enquanto o Nome do Banco, Nome de Usuário e Senha, pois você irá utilizar em breve para configurar o banco no wp-config do wordpress. Após criar o novo banco faça a importação do SQL do antigo banco.

Passo 4 - Atualizar links no banco de dados

Esta é a parte mais complicada do tutorial, pois será necessário fazer algumas alterações no banco, mas não se preocupe que basta seguir este guia =)

Você pode fazer as alterações manualmente utilizando o Visualizar do banco ou alterar por comandos SQL, todas as atualizações de links devem levar em conta se o site estava configurado com HTTPS no antigo domínio e se no novo domínio ele ficará ou não com HTTPS, leve isto em conta na hora de decidir entre HTTP:// ou HTTPS:// nas atualizações.

Atualize os campos siteurl e home no wp_options

Altere os campos indicados acima colando o novo endereço do site no option_value no siteurl e home, lembrando que não pode terminar com "/" o endereço.

Executando comandos SQL para atualizar o guid e o post_content em wp_posts

Esta atualização envolve diversas mudanças de campos, então vamos utilizar um comando SQL para acelerar o processo de mudança, lembrando que estou utilizando HTTPS:// em ambos pois estou migrando um site que estava configurado com HTTPS:// para um que terá HTTPS://, segue abaixo os comandos que devem ser executados para atualização de links.

1 - Atualizando links internos

UPDATE wp_posts
SET post_content = REPLACE (post_content, 'http://www.domínio-antigo.com.br', 'http://www.domínio-novo.com.br');

2 - Atualizando o caminho das imagens

UPDATE wp_posts
SET post_content = REPLACE (post_content,
'src="http://www.domínio-antigo.com.br', 'src="http://www.domínio-novo.com.br');

3 - Atualizando o GUID

UPDATE wp_posts
SET guid = REPLACE (guid,
'http://www.domínio-antigo.com.br', 'http://www.domínio-novo.com.br');

Passo 5 - Ligando o Wordpress no novo banco de dados

Após todas essas alterações realizadas, falta apenas ligar o Wordpress a este banco de dados, para isso basta abrir o arquivo wp-config do wordpress e atualizar os seguintes campos:

  • DB_NAME: Insira aqui o nome do novo banco de dados
  • DB_USER: Insira aqui o nome do usuário deste banco de dados
  • DB_PASSWORD: Insira aqui a senha do usuário deste banco de dados
  • DB_HOST: Deixe como localhost

Após todas essas alterações o seu Wordpress estará migrado com sucesso =)

Encontrou sua resposta?