Este guia irá explicar como fazer um redirecionamento direto pelo cPanel, você pode utilizar isto para redirecionar o seu domínio inteiro para outro domínio, pode redirecionar apenas quando acessar um diretório ou até mesmo fazer que uma nova url redirecione para o seu domínio principal.

Mas antes de tudo, o que é um redirecionamento e como encontrar o painel para configurar?

Um redirecionamento é quando você tenta acessar alguma url e automaticamente o endereço na barra do navegador é alterado levando quem estava acessando o site para outro local.

Antes de começar a configurar, é necessário acessar o painel de configuração de redirecionamentos, para isso entre no seu cPanel e na seção Domínios clique em Redireciona como mostra a imagem abaixo

Configurando um redirecionamento

Neste exemplo da imagem criamos um redirecionamento de brtutoriaispanel.tk para https://google.com.br, então ao tentar abrir o brtutoriais a URL automaticamente irá se alterar para a do google, veja abaixo o que cada campo significa:

  1. Tipo: O tipo de redirecionamento serve para informar as ferramentas de busca (Google por exemplo) se o site está sendo movido permanentemente para um novo endereço (Permanente (301)), ou se isso irá durar apenas um tempo mas o site não está sendo movido permanentemente ((Temporário (302)).
  2. https?://(www.)?: Selecione qual domínio que está configurado no seu cPanel deverá ser redirecionado. Logo abaixo possui um campo com apenas uma barra "/" no inicio, neste campo você insere o caminho de um diretório caso seja apenas um diretório que será redirecionado.
  3. Redireciona para: Escolhe o destino do redirecionamento, lembrando que é necessário inserir "http://" ou "https://" no inicio.
  4. Redirecionamento www.: você escolhe se irá redirecionar apenas com www, com ou sem www ou apenas sem www.
  5. Redirecionamento curinga: Redireciona os diretórios junto, por exemplo, se você configurar um redirecionamento que leve para o google, ao acessar "brtutoriaispanel.tk/teste" ele iria acessar "https://google.com/teste"

Após configurar os campos você pode clicar em Adicionar para que o redirecionamento seja criado, após isso você verá uma mensagem de confirmação e então já estará tudo pronto e funcionando :)

Redirecionando um domínio externo para o do cpanel

Antes de tudo é necessário ter o domínio Registrado, Apontado e Estacionado, desta forma o seu domínio irá aparecer na lista de domínios possíveis para redirecionar, então preencha as informações da seguinte forma:

  1. https?://(www.)?: Selecione o novo domínio que será redirecionado para sua hospedagem.
  2. Redireciona para: Digite o domínio da sua hospedagem, se possuir SSL já digite com HTTPS:// no inicio.

Após isso basta clicar em Adicionar e o redirecionamento já estará funcionando! =)

Encontrou sua resposta?