O que são ataques DDoS e por que eles acontecem?

Um ataque de negação de serviço (DDoS) é um ataque malicioso que tem como objetivo sobrecarregar o seu servidor enviando solicitações de acesso falsas.

Listamos aqui abaixo as motivações mais comuns por trás desse tipo de ataque:

  • Ele é geralmente motivado por concorrentes que querem prejudicar os seus negócios impedindo que você faça vendas e atenda os seus clientes

  • Visam ter acesso aos seus dados pessoais e comerciais

  • Esse ataque é geralmente direcionado a empresas com o mesmo IP. Como os planos de Hospedagem Compartilhada incluem um IP compartilhado com outras pessoas, seu site pode ser afetado se fizer parte do mesmo servidor

Como identificar e evitar um ataque DDoS?

A principal característica é o grande aumento do número de solicitações em seu site. Você pode verificá-las na seção Histórico de Utilização na aba Total de solicitações, como mostra a imagem abaixo:

Se você verificar uma quantidade anormal de tráfego crescente em seu site, habilite o modo "Sob ataque" da Cloudflare. Com esse modo ativado, a Clouflare vai filtrar as solicitações que estão sendo feitas.

No entanto, se o ataque DDoS for de grande proporção, o roteamento do seu IP de hospedagem será desativado, e todos os sites do servidor ficarão indisponíveis. Na maioria das vezes, os ataques DDoS duram apenas algumas horas. Caso você não queira esperar até que seu IP fique disponível, você pode transferir o seu servidor.

OBSERVAÇÕES:

  • Você pode transferir sua conta de hospedagem para outro servidor uma vez por mês

A Hospedagem Cloud e a Hospedagem VPS são ótimas ferramentas contra os ataques DDoS. Elas contam com um IP dedicado que é menos propenso a ataques, porém eles podem acontecer se os invasores descobrirem seu endereço IP.

Encontrou sua resposta?