Quanto maior for a distância entre você e o servidor (local em que seu site fica hospedado), maior será o tempo de resposta do seu site. A boa notícia é oferecemos uma variedade de servidores em diferentes localizações, permitindo que você escolha o servidor mais próximo e aproveite a melhor performance para o seu site!

Alterar a localização do servidor de uma conta já existente é crucial para garantir a melhor velocidade de resposta para você e seus visitantes, mas caso você tenha dúvidas sobre transferir ou não seu servidor, a seção “Quando preciso mudar a localização do meu servidor? pode te ajudar nessa questão.

Como mudar a localização do meu servidor?

A escolha da localização do servidor pode ser feita durante a configuração dos seus produtos. Caso você já tenha uma conta de hospedagem ativada, para alterar a localização do servidor, basta acessar uma dessas páginas:

  • Conta de Hospedagem

Dentro dessa página você verá as informações gerais da sua conta na caixa lateral esquerda, é nela também que se encontra a localização do seu servidor. Para alterar a localização do servidor, basta clicar no botão Editar, como na imagem abaixo:

  • Detalhes da conta

Na página Detalhes (para acessá-la basta ir em Hospedagem → Contas → Detalhes), vá até a seção Detalhes do Servidor e clique no botão Editar, como na imagem abaixo:

Em qualquer uma das páginas, o procedimento é o mesmo: você precisará escolher a localização desejada. Após escolher a localização, clique em Próximo → Começar. Feito isso, é só esperar que a operação seja concluída.

É importante lembrar que a transferência de servidor só pode ser feita uma vez por mês.

Quando preciso mudar a localização do meu servidor?

Ao pensar em mudar a localização do servidor, é preciso levar em conta os seguintes pontos:

  • Avalie o seu público-alvo: de onde você espera receber mais visitas? Os seus potenciais visitantes estão distantes do servidor em que seu site está hospedado?

  • Se você tem visitantes do mundo todo, a melhor solução pro seu site é o CDN. Essa tecnologia armazena os dados do seu site em diversos servidores no mundo e aumenta a velocidade de carregamento da página para seus visitantes, independente de onde eles estejam. Além disso, o CDN melhora o SEO e oferece proteção adicional aos ataques DDoS

  • Se a maioria dos seus visitantes está muito distante do seu servidor atual, é sinal de que você precisa transferir o servidor para uma localização mais próxima.

O que acontece durante a transferência?

Antes de iniciar a transferência, é preciso levar em conta os seguintes pontos:

  • O seu endereço de IP vai mudar

  • O hPanel ficará bloqueado, impedindo que quaisquer alterações sejam feitas durante a operação

Isso afeta meus sites?

Bom, eles podem afetar se você estiver apontando seu domínio para a Hostinger através do Registro A (caso seu domínio aponte para o Cloudflare, por exemplo). Mas se o seu domínio está apontado para a Hostinger através de Nameservers, você não precisa se preocupar em fazer nenhuma alteração.

Lembre-se que sempre que alguma alteração na Zona DNS é realizada, o domínio entra em propagação, podendo durar até 12 horas para ser concluída e que durante esse período, seu site pode ficar indisponível.

Também pode te afetar se você usa o endereço de IP da hospedagem para acessar sua conta FTP, portanto, certifique-se de usar o novo endereço de IP para acessá-la (o seu novo endereço de IP será enviado por e-mail e estará disponível no hPanel assim que a transferência for concluída).

Além disso, se você tiver alguma API ou scripts com o endereço IP especificado, a alteração do valor também é necessária.

  • Uma transferência pode levar até 4 horas para ser concluída, porém, se for necessário alterar algum registro na Zona DNS, a propagação pode levar até 12 horas para ser concluída

OBSERVAÇÃO:

Encontrou sua resposta?