Todas as coleções
DNS
Informações gerais
O que é Propagação de DNS?
O que é Propagação de DNS?

O que acontece depois de alterar os registros DNS do seu domínio

Atualizado há mais de uma semana

A propagação da zona DNS do domínio é o processo de atualização das informações sobre um nome de domínio na Internet.

Quando são feitas alterações nos registros DNS de um domínio, como apontar seu domínio ou adicionar registros MX para usar e-mail, a propagação é acionada. Essas alterações são então comunicadas à rede de servidores DNS em todo o mundo, para que possam ser atualizadas com as informações mais recentes.

O processo de propagação é totalmente automático e pode levar até 24 horas. Isso ocorre porque leva tempo para que as alterações sejam repassadas a todos os servidores DNS existentes em todo o mundo.

A quantidade de tempo também pode variar dependendo do tipo de registro DNS. Por exemplo, alterações em NS (servidores de nomes) ou registros A (que mapeiam um nome de domínio para um endereço IP) podem se propagar em menos de 24 horas e algumas podem ser ainda mais rápidas. Em casos raros, um determinado registro pode levar até 72 horas para se propagar.

Você pode usar ferramentas online como DNS Checker para verificar o progresso. Basta inserir seu nome de domínio, escolher o tipo de registro DNS e clicar em Search (Procurar):

Aqui está um guia sobre os diferentes tipos de resultados que você pode obter:

  • Todas as cruzes ❌ – a propagação não foi iniciada. Normalmente, esse é o caso se o registro que você está procurando não existir. Se o registro existir na zona DNS do seu domínio e já se passaram mais de 24 horas, isso pode indicar um problema de propagação.

  • Uma combinação de marcas cruzadase marcas de verificação ✅– a propagação está em processo e deve ser concluída a tempo.

  • Todas as marcas de seleção ✅ – a propagação está concluída, seu registro está totalmente atualizado em todo o mundo e deve funcionar corretamente

Quando a propagação estiver completa, é possível que você tenha que fazer Flush de Cache DNS para ver as alterações e verificar se seu domínio está ativo.

Isto respondeu à sua pergunta?